Siga-nos no twitter

quarta-feira, 26 de maio de 2010

UNE e UAP entregam dossie a Juiza do TRE

Dirigentes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Academica Paraense (UAP) cobraram do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE) celeridade no julgamento do processo de cassação do prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), e seu vice, Anivaldo Vale (PR), que foram cassados em dezembro de 2009 por abuso de pode econômico, mas se mantêm nos cargos por força de liminar concedida pelo TRE, até a conclusão da ação no órgão. Além de pedir pressa para julgar o processo, os manifestantes foram recebidos e entregaram à relatora da matéria, juíza Vera Araújo, um dossiê contendo várias matérias de jornais, mostrando as denúncias ajuizadas pelo Ministério Público Federal contra o prefeito de Belém e sua equipe. Também foi entregue uma lista, contendo 500 assinaturas em favor da cassação de Duciomar Costa.

De acordo com o representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) Fausto Bulcão, é necessário acelerar o julgamento porque o prefeito já foi condenado em primeira instância e é preciso concluir o processo, que é fundamental para a população. Além da Une, representantes da Federação de Skatistas do Pará, da Central dos Trabalhadores do Brasil, União dos Estudantes dos Pará, entre outras entidades, participaram do ato.

Para o presidente da UAP, Pedro Fonteles, o movimento Fora "DUDU" é para denunciar o desgoverno do atual prefeito que se coloca aliado aos interesses dos setores conservadores e elitistas de Belém e contra a demanda historica da juventude e dos trabalhadores. Em sua visão Belém, vive um caos, principalmente nas aréas da educação e da saúde

Na próxima semana, eles prometem fazer uma grande manifestação à porta do TRE para pressionar os juízes a agilizar o processo e, no mesmo dia, fazer a lavagem das escadarias da prefeitura, um ato simbólico contra a corrupção, que segundo os manifestantes está instalada na administração municipal. A juíza recebeu o documento, mas preferiu não se manifestar sobre o pedido, alegando que precisava ir ao Tribunal de Justiça do Estado, onde teria uma audiên

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seduc apóia o movimento estudantil




Nesta segunda-feira, 24, o Secretário de Estado de Educação, professor Luís Cavalcante, recebeu em audiência, em seu gabinete, representantes do movimento estudantil de diversas entidades, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Acadêmica Paraense (UAP), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes). A construção e reestruturação de grêmios estudantis e a nova carteirinha de estudante foram temas em discussão. Estudantes também falaram sobre os prejuízos da greve dos professores da rede estadual.

A comissão apresentou propostas sobre a construção de novos Grêmios estudantis e a emissão da nova carteirinha de estudante. As entidades estudantis presentes pediram a edição de uma portaria fixando que somente Umes, Ubes e Une possam emitir a carteirinha de estudante para evitar problemas com o documento. O secretário respondeu que analisará a reivindicação dos estudantes devendo ouvir outras entidades estudantis sobre o assunto.

O professor Luís Cavalcante ressaltou a importância da reunião para o fortalecimento da organização dos estudantes: “Eu sempre apoiei o movimento estudantil, pois, quando estudante, ajudei nessa organização dos grêmios, que podem contribuir, inclusive no combate à violência na escola”, disse.

Mariana Freitas, vice-diretora da Ubes e vice-presidente da Umes, reforçou a necessidade de construção dos novos Grêmios para se combater a violência nas escolas e sobre a emissão da carteirinha de estudante. “Já tivemos problemas com carteirinhas e isso enfraquece o movimento”, explicou a estudante.

Sobre a paralisação dos professores da rede pública, ela disse que os estudantes são contra a greve “porque ela está sendo abusiva. Esta é a terceira greve e eles não conversaram com a gente, não conversaram com as outras categorias e esse movimento só favorece os professores”, observou. Mariana destacou que os mais prejudicados são os estudantes de ensino médio, que vão fazer o vestibular e já passaram por três paralisações desde o primeiro ano. “Não dá para repor as aulas em julho e dezembro, porque é muita coisa para ver e fica muito corrido. Quem vai fazer vestibular fica prejudicado”, observa. Mariana ressaltou que todas as entidades estudantis presentes à reunião são contra a paralisação das aulas.

O Presidente da Ubes, Cleiton Costa, falou sobre o objetivo da reunião: “Estamos nos preparando para construir o segundo encontro de Grêmios ainda este ano; logo, nosso objetivo também é fortalecer o movimento estudantil secundarista e construir Grêmios estudantis em várias escolas”.

Pedro Fonteles, presidente da UAP e militante da UNE, também ressaltou a importância da parceria com a Seduc: “A gente reconhece o objetivo do Governo do Estado em criar relações com o movimento estudantil, para que possamos fazer em conjunto o aprofundamento das transformações educacionais no nosso Estado”

Font: SEDUC

sexta-feira, 21 de maio de 2010

É pra valer: UNE e UBES de volta pra casa!


Senado Federal aprovou por unanimidade, em voto aberto, nesta quarta-feira, 19, o Projeto de Lei que reconhece a responsabilidade do Estado brasileiro pela destruição da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), no Rio de Janeiro.

Depois de passar por diversas comissões na Câmara dos Deputados e no próprio Senado, o PLC 19/10 (Projeto de Lei da Câmara) foi aprovado com tranqüilidade, por todos os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e agora aguarda sanção presidencial.

"O PL foi relatado por parlamentares de todos os grandes partidos e aprovado por unanimidade, em todas as comissões", comemorou Augusto Chagas, presidente da UNE, afirmando que o trâmite do projeto no Congresso Nacional “demonstra a importância do tema para a democracia do país e o respeito às instituições e o que elas representam”. O presidente da UBES, Yann Evanovick, afirmou que trata-se do “resultado da luta de toda uma geração”

A diretora de Relações Institucionais da UNE, que acompanhou de perto o andamento do projeto, Marcela Rodrigues, concorda e diz mais. “Ninguém perde com essa decisão. O Legislativo ganha por demonstrar o comprometimento com o Estado democrático, e o Executivo repara uma perda histórica. E nós estudantes no final exaltamos o fim da ditadura e mostramos que, mesmo diante de todo o sofrimento, não sucumbimos”.

O período ainda obscuro de nossa história foi ainda mencionado no relatório final da CCJ: “... o PLC é justo e vem reparar a violência sofrida pela UNE, quando da invasão e incêndio de sua sede, em março de 1964, e da posterior demolição do prédio em 1980”, declarou o relator, senador Marco Maciel (DEM-PE). Além de reconhecer a responsabilidade do Estado, a proposta estabelece o pagamento de uma indenização pela perda do prédio.

O senador Demóstenes Torres (DEM-TO) também reconheceu o valor da aprovação. “Nada mais justo que a sede seja reconstruída e com isso a UNE possa novamente reviver aqueles momentos gloriosos”, declarou o parlamentar, que é presidente CCJ, última comissão que avaliou o PLC.

Depois de longos anos de lutas, – somente em 2007 o terreno onde ficava a sede foi judicialmente recuperado – a expectativa é pelo último ato. “Aguardamos ansiosos a sanção presidencial para batalhar a construção do projeto que nos foi presenteado pelo arquiteto Oscar Niemeyer", lembrou a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

UAP representará o Pará em plenária nacional da CMS

Estivemos hoje no sindicato dos Urbanitários, participando da plenária estadual da coordenação dos movimentos sociais que indicou inclusive nossa participação na plenária nacional que irá ocorrer em São Paulo. Mais informes sobre a CMS em breve!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Estudantes voltam às ruas pelo Pré-sal para a educação!


Entidades estudantis convocam estudantes a lutarem em defesa do pré-sal participando de ato em Brasília, na próxima quinta-feira, 20.

Já estão na pauta do Senado Federal os Projetos de Lei que determinarão o futuro do Pré-sal, mais precisamente da exploração do petróleo na costa brasileira. O momento é decisivo para o país e a juventude está atenta e disposta a defender a todo custo a riqueza que está em nosso território, lutando para que ela permaneça no Brasil, beneficiando os brasileiros.

Por isso, as entidades estudantis UNE, UBES e ANPG convocam os estudantes a novamente saírem às ruas pelas bandeiras:

- 50% do Fundo do Pré-sal para a Educação

- Por um novo marco regulatório para a exploração do petróleo

O novo marco regulatório é que garantirá o controle estatal da produção do petróleo, de modo que não passemos por um novo e próspero ciclo econômico e fiquemos de mãos vazias. "A idéia é fortalecer a Petrobras, patrimônio conquistado na campanha “O Petróleo é Nosso!”, lembrou Augusto Chagas, presidente da UNE.

É fundamental lembrarmos que a participação da União na Petrobras foi diminuída para apenas 39% das ações da empresa. Dessa forma, é imperativo que o Estado reto­me o capital acionário da empresa, saindo da condição vergonhosa em que se encontra, na qual praticamente 60% de suas ações estão nas mãos da iniciativa privada, em especial do capital estrangeiro. Deve também constar des­ta mudança da lei do petróleo uma nova divi­são da rendas advindas dos royalties e partici­pação especial, garantindo uma redistribuição para todo o país que contribua para a diminuição das desigualdades regionais.



Entre os PLs do pré-sal, está emenda que destina 50% do Fundo do Pré-sal para a Educação. “Às vésperas da votação da emenda, temos que nos movimentar para garantir o maior número de votos entre os parlamentares e, assim, dar um rumo à educação em nosso país”, finalizou o presidente da UBES, Yann Evanovick.



Um grande ato está programado para acontecer na próxima quinta-feira, 20, em Brasília, com o objetivo de sensibilizar nossos senadores a aprovarem os projetos que vão mudar a realidade do povo brasileiro!

Ato: Pré-sal para a educação e por um novo marco regulatório do petróleo

Data: 20 de maio

Local: Brasília / DF

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Anote na Agenda!


Reunião de Diretoria Executiva da UAP

Na próxima quarta-feira,12, a diretoria executiva da União Academica Paraense irá se reunir na Universidade Federal do Pará - UFPA, no bloco do direito as 12:00h, para debater a agenda da entidade pelos proximos meses, bem como a Jornada de Lutas 2010, que levou para várias cidades brasileiras a bandeira dos movimentos estudantis que reivindica 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação.

Data: 12.05.2010 - Horário: 12:00h

Local: UFPA, bloco do direito.



Plenária Estadual dos Movimentos Sociais no Pará
A UAP participará em conjunto com outras entidades do Movimento Social e Centrais Sindicais da plenária da CMS do Pará. Esta reunião irá indicar as entidades representantes do estado a participarem da Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais que irá realizar-se no dia 31.05.2010 em Brasília.

Data: 12.05.2010 – Horário: 17 horas

Local: Aud. IOEPA – Tv. do Chaco, 2271 – Marco - Belém – Pa

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Com a Palavra:

A toda a Juventude,

A UAP entidade que construiu sua história nos embates pela redemocratização do estado brasileiro em palco da ditadura militar, lutou até ser fechada, nossa sede acabou por ser demolida e seu dirigentes de então sofreram toda a barbárie e selvageria da represão política foram presos e torturados. Passaram-se aproximadamente 43 anos até sua reabertura, a juventude embuida de garra, determinação e coragem, contrariando as acusações e conceitos dados pelos setores consevadores deta sociedade reinaugura um novo cenário politico do movimento estudantil, A UAP renasce com cara e vontade de contribuir para mudar a realidade do Brasil e do Pará, renasce com a obrigação de lutar para aprofundar as transoformaçoes sociais, tem no seu discurso e na sua a luta a busca pela transformação da universidade, pois queremos democratizar e radicalizar no acesso universitário, queremos mais jovens das classes populares ingressando no ensino superior e mais politicas publicas de afirmação. Os desafios que estão colocados para o proximo périodo são grandes, estas eleições tem o carater de uma batalha de dimensão histórica ao povo brasileiro e nos cabe, sempre respeitando o DNA de luta desta entidade, organizar o que históricamente se construiu como o mais importante para a juventude, que são as nossas ideias, as nossas reinvidicações.

Saudaçoes a todos os Jovens Paraenses, e sejam bem-vindos ao Blog da UAP

Pedro Fonteles
Presidente

A nossa história ninguem apaga

Fala Galera!,

Nasce no dia de hoje o Blog da UAP, será mais uma ferramenta de diálogo e mobilização dos Estudantes do Pará. Por aqui você ficará por dentro de todas as nossas ações, de nossas atividades e de nossa agenda.