Siga-nos no twitter

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LEGALIZAÇÃO DO ABORTO: ESSA LUTA NOS UNE



No dia 28 de setembro, mulheres de toda a América e Caribe saem às ruas para lutar por sua autonomia e direito de decidir sobre seus corpos e suas vidas. O Dia de Luta pela Legalização do Aborto faz parte do calendário feminista e a UNE (que integra a Frente Nacional pela Legalização e Descriminalização do Aborto) se incorpora nessa agenda ao construir a Marcha Pela Legalização do Aborto: Essa Luta nos UNE. A ação acontecerá entre os dias 26 e 30 de setembro com atividades em diversas universidades do país e é uma agenda importante para o debate do tema e aprofundamento da pauta.

A criminalização do aborto não evita o aborto, mas tão-somente obriga a mulher a realizá-lo na clandestinidade. As ricas pagando um alto preço pelo sigilo e segurança do procedimento e as pobres relegadas à própria sorte, em um oceano de desinformação e preconceito. É sabido que a criminalização não leva à eliminação ou redução de abortos provocados, além de aumentar consideravelmente os riscos de morbidade feminina, da esterilidade e de mortalidade materna. A legislação punitiva no Brasil em relação ao aborto, aliada aos valores patriarcais, machistas e religiosos, dificultam cada vez mais uma compreensão global do tema que envolve questões legais, econômicas, sociais e de raça. No entanto, as consequências da prática clandestina variam de acordo com a inserção social, produzindo maiores riscos à vida de mulheres pobres, negras, jovens, com baixa escolaridade e pouco acesso a serviços de saúde de qualidade.

Para além disso, hoje a diretoria de mulheres da UNE juntamente com outros coletivos e movimentos nacionais está chamando uma blogagem coletiva e um twittaço para as 19 horas pela legalização do aborto com a hastag #legalizaroaborto. Participe!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Debate sobre a divisão do Pará e Posse da UAP


No dia 5 de maio deste ano, foram aprovados pela Câmara Federal dois projetos que autorizaram a convocação de um plebiscito que dirá respeito à possível criação dos estados: Tapajós e Carajás, que seriam desmembrados do Pará.
Tal plebiscito será levado ao povo paraense devido a insatisfação da população destas regiões quanto à dificuldade da chegada de recursos e assistência pública,que tem tornado-se uma problemática seríssima para a população que encontra-se com péssimo serviço de saúde, educação, saneamento básico, etc.
Por outro lado, há o debate de que a solução desta problemática não seria solucionada com a divisão do Estado do Pará, tratando-se, portanto, de um problema administrativo de repasse de verbas e incentivos.
Se levados a cabo, tais projetos reduziriam o Estado do Pará a 22% da sua área atual, conservando 71% de sua população atual de cerca de 7,5 milhões de habitantes. Carajás somaria uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas e com cerca de 23% da área que é hoje o estado do Pará, enquanto Tapajós preservaria 16% da atual área e pouco mais de 800 mil habitantes.
A União Acadêmica Paraense entende que trata-se de um debate de suma relevância, não só para a comunidade estudantil, mas pra todos os cidadãos deste estado, e desta maneira levou o debate para a comunidade acadêmica.
No dia 08 de setembro de 2011 a União Acadêmica Paraense junto a União Nacional dos Estudantes realizaram debate sobre divisão do estado do Pará, com a presença de parlamentares importantes no cenário político paraense. O debate ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, onde compareceram cerca de 250 estudantes.
Defendendo a criação dos estados, o deputado estadual João Salame (PPS/PA) afirmou que a criação dos estados aproximaria as políticas públicas da população desassistida pelos últimos governantes do estado. Apresentando números e estudos mostrou que a criação dos estados irá beneficiar os três estados, aumentando a arrecadação e os investimentos necessários para o melhor desenvolvimento das regiões.
Para defender o posicionamento contra a divisão do estado esteve presente o deputado federal Claudio Puty (PT/PA), que explanou a respeito da inviabilidade do projeto de criação dos estado, que traria apenas mais miséria para o três estados, caso esta ocorresse. Pontuando também que o tamanho do estado não influenciaria no desenvolvimento da sociedade comparando a outros estados brasileiros menores territorialmente e menos desenvolvidos até que os demais. Finalizando dizendo que o que deveria ser dividido seriam as riquezas que temos e não o território.
Após o posicionamento dos parlamentares, o plenário pôde fazer suas intervenções e perguntas para os debatedores, tendo seus questionamentos respondidos nas considerações finais.
O vice PA/AP da UNE Rafael Costa ressaltou a importância desse tipo de debate democrático dentro das universidades e que a UNE, como em toda sua história, sempre estará a frente das pautas e lutas mais importantes do país.
Após o debate, a UAP realizou a sua cerimônia de posse da nova diretoria eleita no seu 3º Congresso, com a presença de alguns parlamentares, como o vereador da capital paraense, Rildo Pessoa (PDT/PA), que ponderou a importância dos estudantes nas lutas sociais. A presidente da entidade, Tamara Figueiredo, recebeu o cargo do ex-presidente Pedro Fonteles, e reafirmou seu compromisso com os estudantes e com a memória de seus antigos dirigentes, torturados e presos pelos militares, ao ressaltar a luta pela retomada de sua antiga sede, tomada pela ditadura.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Debate sobre a divisão do Pará!


A União Acadêmica Paraense e a União Nacional dos Estudantes promoverão nesta quinta, dia 08 de setembro de 2011, às 9h, um debate sobre a divisão do Pará, assunto que entendemos ser de grande importância para todos os acadêmicos paraenses e que encontra-se em destaque no cenário política e social de nosso estado.
O debate ocorrerá no Auditório José Vicente Miranda Filho, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará, e valerá 10 horas de atividade complementar!
Para argumentar pelo NÃO a divisão teremos a presença do deputado federa Claudio Puty. E para defender o SIM a criação dos estados de Carajás e Tapajós, o deputado estadual João Salame palestrará.
Queremos ouvir a opinião do estudante a respeito do rumo que nosso estado poderá ou não tomar!
Aproveite para votar na enquete ao lado também!
Participe!