Siga-nos no twitter

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Abaixo-assinado por uma sede para a UAP!

Depois de uma jornada de lutas que reuniu mais de 800 estudantes em agosto de de 2011 e diversas atividades dentro das universidades reivindicando uma sede para a União Acadêmica Paraense, visto que a mesma foi tomada pela ditadura em 1964, a UAP lança um abaixo assinado online, onde você também poderá contribuir para a luta dos estudantes paraenses.
Em 1º de abril de 1964, soldados quebraram toda a sede da UAP, prenderam e torturaram seus dirigentes, desapropriaram a sede e esta passou a funcionar como a residência oficial do comandante da PM. Atualmente, é o espaço onde funciona o Hotel Regente.
Os estudantes lutam por algo que lhes é de direito, que lhes foi tomado e que é de extrema importância e necessidade para a consolidação do movimento estudantil paraense.
Para isso, pedimos que o governo conceda-nos um espaço onde a sede da União Acadêmica Paraense possa funcionar.
Desta maneira, através deste abaixo assinado, estaremos lutando para fazer jus tanto a luta dos que foram presos e torturados em 1964 quando aos que hoje lutam pela educação paraense, além de garantir esse direito que é de todos os estudantes.
Assine!


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

UNE e UAP recepcionam calouros da UFPA


A UFPA, atualmente, é uma das maiores e mais importantes instituições do Trópico Úmido, abrigando uma comunidade composta por mais de 50 mil pessoas, entre estes 31.174 são alunos matriculados nos cursos de graduação. Todo ano são ofertadas 7.606 vagas disponibilizadas pelos 180 cursos ofertados pela instituição nos campi de Belém e no interior.

No dia 4 de janeiro de 2012, a Universidade Federal do Pará divulgou o listão de classificados para o ingresso na UFPA deste ano. Exatos 7.351 candidatos inscritos no Processo Seletivo 2012 comemoraram nesta quarta-feira a aprovação no concurso.

A União Acadêmica Paraense e a União Nacional dos Estudantes estiveram presentes no cursinho de vestibular “Universo”, onde acontecia a maior festa de calouros da cidade, para recepcionar e parabenizar os mais novos universitários do estado do Pará.

A presidente da UAP, Tamara Figueiredo, saudou os aprovados e ressaltou a importância que cada calouro tem ao entrar na universidade em reconhecer seu papel transformador da sociedade.

Marcela Rodrigues, diretora de Exatas da UNE, deu boas vindas aos calouros e reafirmou o papel da UNE e da UAP para o avanço do movimento estudantil e na luta por mais vagas nas universidades públicas.