Siga-nos no twitter

sexta-feira, 30 de março de 2012

CARAVANA DA UNE BRASIL+10: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E JUSTIÇA AMBIENTAL!


Onde você estará daqui a dez anos? Como será a estrutura social brasileira e quais serão as oportunidades de desenvolvimento para a juventude? Quais serão os avanços e desafios da educação pública e da sustentabilidade ambiental? A União Nacional dos Estudantes (UNE) reso...lveu qualificar ao máximo esse exercício de futurologia entre os dias 28 de março e 15 de maio, com a Caravana UNE Brasil+10. Entre os convidados para a jornada nos diversos estados estão nomes como o cientista Miguel Nicolelis, o escritor Fernando Moraes, o cineasta Silvio Tendler e o físico Ênio Candotti.

A Caravana UNE Brasil+10, sexta iniciativa de circulação nacional da UNE em seus 75 anos de vida, é co-realizada pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte da entidade (CUCA da UNE) e está percorrendo 24 universidades, em 12 estados (Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo).

Imaginando o Brasil possível em 2022, quando se completam 200 anos da Independência Nacional e 100 anos da Semana de Arte Moderna, a UNE leva uma maratona de atividades com grandes pensadores, cientistas, artistas, políticos e militantes do movimento social para debater e construir, junto aos estudantes, idéias e soluções para a próxima década. A Caravana deverá atingir um público total de 50 mil estudantes e se divide em quatro eixos fundamentais: educação, desenvolvimento, justiça social e justiça ambiental.

Entre os principais objetivos da Caravana está a produção de um diagnóstico participativo, junto a jovens de diferentes estados e realidades, que possa contribuir no debate e formulação de políticas públicas, ações do movimento social ou do terceiro setor para o desenvolvimento do Brasil nos próximos dez anos. Além disso, o resultado servirá de base para o Projeto “UNE Brasil Cidades 2012”, uma plataforma de reivindicações do movimento estudantil brasileiro a ser entregue para os candidatos a prefeito nas eleições do segundo semestre.

A Etapa de Belém, aconterá nos dias 16 e 17 de abril, na UNAMA e na UFPA, respectivamente. Confira a programação:



PROGRAMAÇÃO PREVISTA
16 de Abril de 2012 - BELÉM_PA
Caravana UNE Brasil+10: Educação, Desenvolvimento e Justiça Ambiental


UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

18:30h às 19:00h – Cortejo de chegada da Caravana UNE na Universidade privada

O dia de atividades começa com um cortejo cultural, formado por atores e músicos, que passará pelos corredores da universidade, convidando todos os alunos para assistirem o Aulão Brasil+10.

19:00h às 20:30h – Encontro do ProUni - UNAMA - Auditório B100

Encontro do Prouni
No final da tarde, acontece o Encontro do Prouni, em uma universidade privada. O encontro tem como objetivo analisar os resultados deste projeto executado pelo Ministério da Educação, levantando seus problemas e virtudes, e sistematizando-os na busca de aprimoramentos, através das opiniões dos jovens beneficiados pelo programa.



PROGRAMAÇÃO PREVISTA
17 de Abril de 2012 - BELÉM_PA
Caravana UNE Brasil+10: Educação, Desenvolvimento e Justiça Ambiental


UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

09:00h às 09:30h – Cortejo de chegada da Caravana UNE na Universidade Federal

09:30h às 11:30h – Aulão Brasil+10 - Auditório do ICJ da UFPA

O Aulão será uma aula de referência, ministrada por grandes personalidades brasileiras convidadas, sobre o tema Brasil+10. Este tema será desdobrado sob diferentes perspectivas, de acordo com as características próprias de cada mestre. A UNE está trabalhando para que os mais significativos pensadores do Brasil contemporâneo estejam presentes nesta atividade. Estão sendo convidados nomes como: Miguel Nicolelis, Marcio Pochmann, Gilberto Gil, Silvio Tendler, Emir Sader, Leonardo Boff, Samuel Pinheiro Guimarães, João Pedro Stédile, Enio Candotti, Leci Brandão, Luis Werneck Vianna, e Fernando Moraes.

Todos os aulões serão gravados em vídeo e estarão disponíveis no site da UNE. Os melhores trechos serão editados no documentário Brasil+10.


11:30h às 12:30h – Blitz estudantil - R.U. da UFPA

Após o aulão, a mobilização estudantil estará voltada para as questões locais da universidade. A equipe da UNE fará reuniões com as entidades estudantis e representantes das universidades, de cada uma visitada, para debater as questões educacionais concretas enfrentadas em cada uma delas.

16:00h às 17:00h – Exibição de filme sobre a história da UNE “O Afeto que se encerra em nosso peito juvenil” - Auditório do ICA da UFPA

17:00h às 18:00h – Reunião do CUCA / Pontos de Cultura - Auditório do ICA da UFPA

No final da tarde, o Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes, CUCA da UNE, realizará uma reunião envolvendo estudantes e artistas locais.

18:00h às 22:00h – Atividade artística de encerramento do Caravana UNE Brasil+10

Para encerrar as atividades de cada dia da Caravana, teremos uma atividade cultural que será um show ou uma festa para os estudantes.

sexta-feira, 2 de março de 2012

UNE e UAP, fazem recepção aos calouros da UFPA




Tudo era alegria para mais de três mil novos universitários que compareceram ao Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Pará, em Belém, nesta quinta-feira, 1º de março. A data marcou a programação oficial, organizada pela UFPA, para recepcionar os calouros 2012. Um presente e tanto para quem enfrentou a maratona do vestibular, e o ritual para ingressar na Universidade, desde a habilitação até a matrícula e a orientação acadêmica. Felicidade, entusiasmo e satisfação foram os sentimentos que reinaram no campus da Universidade, com a chegada dos novos alunos.
E a União Nacional dos Estudantes junto com a União Acadêmica Paraense, estiveram presentes para recepcionar, saudar e convocar todos os estudantes da UFPA para a jornada de lutas já no mês de Março, para garantir 10% do PIB para Educação!
A gente quer comida, Diversão e Arte
A recepção da UNE foi feita com a cara da juventude Brasileira, o trio da UNE posicionado em frente ao ginásio, animava a toda a juventude tocando um repertório bem eclético, que variava de MPB a marchinhas de Carnaval. Entre uma musica e outra, a direção da UAP intervia com muita convicção politica, esclarecendo sobre o novo ciclo politico que se encontra as Universidades Federais no Brasil. Para Tamara Figueiredo - Presidenta da UAP: Os calouros terão a a oportunidade de estudar em uma nova universidade, com mais investimentos em assistência estudantil e com projetos voltados para a iniciação cientifica, mas com ainda graves problemas estruturais, que na nossa opinião só será vencido com um investimento massivo na educação pública, por isso é preciso controlar a politica macro-econômica do governo federal, baixando os juros e investido 10% do PIB em educação.
O Diretor do DCE UFPA pelo coletivo "UFPA que Queremos" do campo de Oposição, Sidney Miranda, que interviu na Aula Magna, representando a UNE, reafirmou o compromisso de cada vez mais, garantir um Diretório Central dos Estudantes mais amplo, democrático e que dialogue com a nova realidade das Universidades Federais, construindo pautas politicas justas! O grande exemplo do DCE UFPA, deve ser a UNE, que a mais de 70 anos de sua história participou das principais lutas e conquistas da juventude Brasileira! e se reafirmando continuadamente como a unica entidade que representa todos os estudantes Brasileiros!
A recepção aos calouros, foi apenas o primeiro passo de grandes atividades e jornadas a serem realizadas pela UNE e UAP neste ano que se inicia, a recepção continuará com passagens em sala de aulas ao longo da semana, com o Trote Universitário que se realizará no próximo dia 09/03 no point do Açaí Biruta regado com bandas de pagode e reggae, e terá como ponto alto a "Carava da UNE que passará pela UFPA com o tema " Brasil + 10: Educação, Desenvolvimento e Justiça Ambiental, afirmam o Vice-Norte da UNE, Rafael Costa e o Diretor de Universidades Publicas da UAP, Jorge Lucas Neves.