Siga-nos no twitter

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Movimento Estudantil de luto: Morre Valmir Santos, ex-presidente da UNE

É com muito pesar que a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Acadêmica Paraense (UAP) vêm declarar condolências e prestar a devida solidariedade aos familiares e amigos de Valmir Santos, militante do Partido dos Trabalhadores e do Movimento de Cultura no Pará, morto no dia 19 de abril de 2012, por causas ainda desconhecidas.

Valmir teve uma trajetória política muito importante e valorosa. Foi o primeiro paraense a presidir a União Nacional dos Estudantes, bem como, o primeiro presidente petista desta entidade, tendo contribuído por inúmeras conquistas importantes para a construção do movimento estudantil brasileiro, como a proporcionalidade nos espaços de direção da UNE, possibilitando uma maior pluralidade e diversidade na estrutura da entidade, assim como a ascensão de inúmeros quadros políticos do movimento estudantil brasileiro. Foi ainda uma liderança importante na conquista da meia-passagem, em Belém do Pará, entre o final dos anos 80 e início dos anos 90.

O companheiro Valmir Santos também será lembrado como militante do movimento cultural em Belém. Foi atuante na FUMBEL e Superintendente da Fundação Curro Velho durante o governo Ana Júlia, onde entre tantas ações, promoveu atividades e debates sobre a inclusão social de povos indígenas, quilombolas, povos e formas de expressão cultural tradicionais da cidade e do interior em agendas positivas para a construção de um movimento cultural no Pará. Valmir estava Diretor do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O momento de atuação política é forte no Pará, tivemos, ontem, a passagem da caravana da UNE pelo estado, que movimentou os e as estudantes paraenses a pensar os rumos do país e do estado nos próximos 10 anos. Acontece, também, o processo eleitoral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Pará. A memória de luta de Valmir Santos fica ainda mais viva no coração de cada estudante deste estado, e deste país.