Siga-nos no twitter

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Estudantes fecham BR contra o Decreto do Prefeito Helder Barbalho que limita o uso de meia-passagem nos ônibus de Ananindeua


Hoje pela manhã estudantes fecharam um trecho da BR em frente à Prefeitura de Ananindeua exigindo que o prefeito revogue o Decreto que limita o uso de meia-passagem nos ônibus que circulam no Município de Ananindeua, lideranças estudantis, sindicais e militantes partidários participaram do Ato em frente à Prefeitura.

Os lideres do movimento informaram que na próxima semana irão realizar novos protestos contra o Decreto que eles denominam “Anti-estudante do Helder Barbalho”.

Participaram do ato: UAP, UNE, DCE da Unama, DCE da Federal, UMES, UBES, SINTEPP, Sindicato dos Rodoviários de Ananindeua e Marituba, PT de Ananindeua.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lula sanciona lei que indeniza UNE pela destruição da sede em 64

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça (22) a lei que reconhece a responsabilidade do estado brasileiro pela destruição da sede União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1964, na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.

A sede foi queimada pela ditadura militar em meio aos protestos estudantis a favor das reformas de base defendidas por João Goulart (Jango), o presidente deposto.
A lei é resultado de um projeto que tramitou no Congresso Nacional desde 2008. O movimento estudantil fez ampla mobilização pela aprovação da matéria. “UNE de volta pra casa” é o nome do manifesto que ganhou apoio da sociedade. A perspectiva é que a UNE receba este ano até R$ 30 milhões.

Publicada no Diário Oficial da União desta terça (22), a lei cria uma comissão para definir o valor e a forma de indenização, que não poderá ultrapassar o limite de seis vezes o valor de mercado do terreno onde ficava a sede da entidade.

A comissão será composta por um representante dos ministérios da Justiça, da Educação, da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretaria-Geral da Presidência da República; e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O Grupo de Trabalho também contará com um representante da Câmara dos Deputados e um representante do Senado Federal.

“O prazo para a indicação dos membros da comissão será de dez dias, a contar desta terça-feira. A comissão terá trinta dias, a partir da sua instalação, para estabelecer o valor e a forma da indenização, com possibilidade de prorrogação por mais trinta dias. O Ministério da Justiça e a Secretaria-Geral da Presidência da República, que atuarão como coordenadores do Grupo de Trabalho, também terão trinta dias para se manifestar, após o recebimento do relatório final”, diz nota da assessoria de imprensa da Secretaria-Geral da Presidência.

De Brasília com informações da Presidência
____________________

Marcela Rodrigues
Dir. de Relações Institucionais da UNE

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vitória Nossa, vitória do Brasil!

Às 3 horas da manhã do dia 10 de junho, alcançamos aquilo que foi para todos nos militantes da UNE e do movimento estudantil nosso objeto de desejo, cobiça, de sonho, mas principalmente nosso objeto de luta: o marco da transformação educacional desse país chamado Brasil, O Senado Federal aprova a emenda de 50% do fundo social do Pré- Sal para a educação.
Talvez ainda muitos (de nos inclusive) ainda não consigamos dimensionar a importância do dia de hoje e o tamanho dessa conquista, talvez seja porque em poucos momentos na história desse povo, tenhamos conquistas e feitos desse porte, que podem de fato mudar a nossa história. E essa acima de ser uma vitória da UNE e da UBES, será e é a vitoria de todos os estudantes brasileiros, de todos que lutam por uma universidade pública e gratuita de qualidade, de todos que querem mais assistência estudantil, mais vagas nas federais, que sonham com uma universidade mais democrática e popular, uma universidade que tenha a cara do povo brasileiro, que seja composta por gente simples, do pobre, do rico, do negro, do índio, das mulheres e etc, esta é uma vitória daqueles que lutam por mais investimentos no ensino básico, ou seja, de todos que fazem a educação em nosso amado e sonhado Brasil.
A UNE e o movimento estudantil demonstram mais uma vez aos setores conservadores, que estará sempre vigilante e comprometida com os interesses do nosso povo, e pronta e na luta por um Brasil de todas e de todos.

Pedro Fonteles - Presidente da UAP

terça-feira, 8 de junho de 2010

50% do Fundo do Pré-Sal para educação irá a voto hoje; Pressione os senadores pelo twitter


Nesta tarde acontece mais um capítulo na batalha em defesa de 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação. Irá a votação em plenário o PLC 07/2010 que cria e regulamenta o Fundo Social do Pré-Sal para a Educação.
Dentre as votações, estará sob avaliação a emenda 5, proposta por UNE, UBES e ANPG, que defende a vinculação de 50% dos Recursos do Fundo Social do Pré-Sal para o financiamento da Educação.

Essa pauta tem sido tema prioritário desta gestão das entidades estudantis, foi tema de três mobilizações, como as passeatas de 11 de novembro de 2009, 20 de maio deste ano e a memorável jornada de lutas do mês de março.

Nesse momento não será diferente. Algumas ações no sentido de pressionar os senadores a aprovar a nossa emenda serão realizadas. Dentre elas, uma mobilização via twitter para inundar as caixas de correio e perfis dos parlamentares na web.

Sugerimos as seguinte mensagem:

@SenCasagrande os estudantes pedem seu voto na destinação de 50% do Fundo Pre-Sal pra Educação! #50presaleducacao Siga @_une @chagas_une

Esta mensagem tem 121 caracteres, sobrando 19 caracteres para serem consumidos pelo ID do senador. A ideia é que possamos postar para cada senador esta mensagem padrão, fazendo com que cada parlamentar receba diversas dessas mensagens ao longo do dia. É muito importante que além de retwitar, que possamos postar a mensagem para os senadores novamente dando o volume necessário de citações. A lista de senadores pode ser acessada neste link: http://twitter.com/internetlegal/senado



De São Paulo,

André Vitral, diretor de comunicação da UNE

1º SEMINARIO ESTADUAL “MAIS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO”

1º SEMINARIO ESTADUAL “MAIS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO”

Dia: 09/06/2010
Horário: 8:30 às 18:00 h
Local: Auditório da OAB - Seção Pará
End: Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina

Inscrição e Informação: Fone:40092718(CPDM) – 40092727(CEDM)



PROGRAMAÇÃO

8:30 – Abertura
9:30 h - 1ª Mesa
Tema: A participação da Mulher e a Democracia.
 Participação das Mulheres no espaço de poder e decisão e II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres;
Expositora: Representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

10:30 h
Tema: Mulher e Democracia.
Expositora: Me. Eneida Guimarães – GEPEM/UFPa.
Debatedora: Graça Prola – Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

11:30 h - Debate

12:00 h – Coffee Break

13:00 h – 2ª Mesa
Tema: Caminhos e Diálogos: mais mulheres no poder.
Expositora: Maria Liege Rocha - Fórum Nacional de Instancias de Mulheres de Partidos Políticos;
14:00 h – Apresentação da Plataforma Política
Expositora: Maria Liege Rocha - Fórum Nacional de Instancias de Mulheres de Partidos Políticos;
15:00 h – Debate em Plenária
16:00 h - Encerramento