Siga-nos no twitter

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

UAP COLORE AS RUAS DE BELÉM EM AGOSTO VERDE AMARELO

Com o tema “Movimento Estudantil em defesa da educação paraense” entidade reúne 800 estudantes e vai para as ruas de Belém

A União Acadêmica Paraense dos Estudantes (UAP) se juntou ao "Agosto Verde e Amarelo" da UNE e, na manhã desta quarta-feira (24), levou mais de 800 estudantes às ruas da capital Belém em defesa da campanha pelos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-Sal para educação.

Além das bandeiras nacionais, a UAP levantou bandeiras estaduais como a retomada e a reconstrução da sede da entidade destruída durante a ditadura militar. Para isso recolheram assinaturas de aproximadamente 200 estudantes e pessoas presentes. A entidade travou também a luta pelo fim da Lei Kandir, prevendo 50% dos impostos arrecadados pelas mineradoras, e grandes empresas do estado, destinados para investimentos na educação paraense.

“O ato, que chamamos de ‘Movimento Estudantil em defesa da educação paraense’, é extremamente importante não só pelo mês de jornadas de lutas no país, mas por mostrar que mesmo com o pior índice de Educação Básica (IDEB), o Pará tem estudantes que não estão calados. Nós fechamos as ruas, demos gritos de ordem, mostramos para o povo que é possível lutar pelas melhorias que queremos e principalmente, nossos jovens têm a sede de construir um estado melhor”, diz Tamara Figueiredo, presidente da UAP.

Devido a alguns problemas com a CTBel, o trajeto não foi como planejado. A concentração foi na frente da Escola Ulysses Guimarães, na Avenida Governador José Malcher com a Avenida Alcindo Cacela, e a caminhada teve término na Praça da República. Durante a passeata, os estudantes passaram em frente ao Hotel Regente, um hotel de elite no Pará, que ocupa o lugar onde funcionava a sede da União Acadêmica Paraense, além disso, passaram também em frente à sede do PSDB, partido que atualmente governa o estado.

“O balanço da manifestação foi muito bom! Centenas de estudantes nas ruas vibrando com as palavras de ordem e lutando por um sonho de uma educação de qualidade. O movimento estudantil no Pará a cada dia vai crescendo e através de manifestações como essas é que conseguimos enxergar nos olhos de cada estudante que é com muita luta e dedicação que vamos conseguir alcançar nossos objetivos e mudar a realidade da educação pública brasileira”, comenta Tamara.


Por União Nacional dos Estudantes - UNE

Um comentário:

  1. O MEC tem dinheiro para que a UFPA faça um novo Campus. Porém, Jader e turma querem que seja lá para dentro de Ananindeua -Icuí. Que tal mandar carta para Dilma pedindo para que seja na BR para que todo de Marituba, Santa Isabel, etc tenha chance de concorrer???

    ResponderExcluir