Siga-nos no twitter

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do Estudante: Comemoração e luta!


O dia 11 de agosto foi escolhida para homenagear o estudante, por terem sido nessa data, no ano de 1827, criados os dois primeiros cursos superiores do país, sendo estes de ciências jurídicas e sociais,um em São Paulo e o outro em Olinda.
A partir de então, o Brasil pôde qualificar seus cidadãos,mesmo que na época só homens brancos e de elevado poder aquisitivo pudessem usufruir deste privilégio.
Muita coisa mudou desde de 1827, hoje, os estudantes brasileiros podem dizer que vivem em um país onde negros, mulheres e pobres podem ter a oportunidade de estudar e qualificar-se.
O movimento estudantil foi instrumento fundamental para todas essas conquistas, pois muito já foi feito para destruir os sonhos dos estudantes, para calar-nos e cegar-nos diante da realidade brasileira. Porém, a história mostra que trata-se de algo impossível, pois enfrentamos ditaduras, presidentes corruptos, lutamos contra a privatização das universidades públicas, entre diversas outras lutas, provando assim que não conseguimos ficar parados diante das injustiças que nos cercam.
Hoje, é um dia muito importante para nós estudantes, pois no dia 11 de agosto de 2011, nosso dia, temos vários motivos para comemorar, pois ao longo dos últimos oito anos, o orçamento na educação triplicou, o governo passou a investir mais em avaliações nacionais, criou novas universidades federais, ampliou as que já existiam, criou novos cursos superiores,estabeleceu metas e a qualidade do ensino melhorou. Diversos avanços como estes, são motivos de orgulho e felicidade para todos os estudantes brasileiros.
Porém, ainda temos muitas lutas e conquistas para alcançar, pois atualmente, no Brasil ainda temos mais de 9% da população com mais de 15 anos ainda anafalbeta, e 1 em cada 5 brasileiros aprendem apenas a escrever o nome e a realizar tarefas simples. Além, da falta de investimento nos professores e de um plano de assistência estudantil que consiga de fato contemplar e impedir a simbólica evasão de estudantes das escolas e universidades públicas.
Por esses motivos, nós, estudantes, acreditamos que o investimento na educação precisa ser melhorado, e lutando por 10% do PIB pra educação e 50% do Fundo Social do Pré-Sal é como construiremos e transformaremos a atual realidade brasileira.
E desta, maneira, nos parabenizo, por nossa história, nossa força e nossa luta por um Brasil sem preconceitos, igualitário e com educação de qualidade pra todos! Feliz dia do estudante!



Tamara Figueiredo
Presidente da UAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário